Infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após 1 ano de tentativas.
A maioria das pacientes acreditam que após algumas tentativas fracassadas de engravidar já devem buscar tratamento em reprodução humana, porém é normal não obter sucesso de primeira pois a forma de reprodução humana natural não é eficiente como imaginamos e pode variar em função de diversos fatores como por exemplo a idade do homem e da mulher, frequência das tentativas, cirurgias e outras patologias e até fatores associados a vida moderna como stress, excesso de consumo de álcool e uma dieta desbalanceada impactarem negativamente na taxa de sucesso.
Outro fator que interfere na reprodução humana nos primeiros meses de gravidez é o aborto espontâneo. Estudos indicam que X% das mulheres sofrem ou sofrerão aborto durante xxx e em 25% dos casos não saberão que ocorreu a fecundação do ovulo pois o aborto é imperceptível nesses casos. Quando o aborto ocorre espontaneamente, ou seja, sem qualquer trauma ou outro evento associado, e o casal já tomou conhecimento da gravidez, esse fato se torna um momento de luto e frustração, mas é importante termos esses dados em mente de que 1 mulher com 3 filhos em media sofreu 2 abortos. Portanto, apesar da tristeza gosto muito de mostrar para minhas pacientes que nas próximas tentativas existe sim uma probabilidade positiva de se obter o sucesso.
Principais estudos da área mostram que durante o período de ate 1 ano de tentativas a aproximadamente 85% dos casais conseguem engravidar. Portanto para nós especialistas, a infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após 1 ano de tentativas.
Fonte: Society for Assisted Reproductive Technology – SART.
Dito isto, ‘e muito importante que a mulher converse com seu medico ginecologista desde o inicio das tentativas para que o medico possa acompanhar o processo e recomendar um medico especialista em reprodução humana no momento adequado, sem gerar ansiedade e frustração no casal, e muitas vezes na mulher que pode se culpar, sendo que tudo pode estar dentro da normalidade ou ate o problema seja com o seu parceiro. Nos casos de infertilidade x% são observados em mulheres e y% em homens. Atualmente as técnicas modernas atingem sucesso em ate x anos com 95% de sucesso.
O indicado é que a mulher consulte um medico ginecologista pelo menos 2 vezes ao ano, portanto não deixe esse momento para depois, tratamentos no inicio são mais eficientes e a paciente pode passar por essa jornada com muito mais tranquilidade. Agende uma consulta para que possamos diagnosticar se existe a necessidade de um tratamento e nesse caso qual a probabilidade de sucesso baseado em fatores individuais do casal.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!