As mulheres sedentárias apresentam certo declínio quando o assunto é condicionamento físico durante a gravidez. A falta de atividade física regular é um dos fatores associados a uma vulnerabilidade maior a doenças durante e após a gestação.

Benefícios dos exercícios físicos durante a gravidez

A manutenção de exercícios de intensidade moderada durante uma gravidez não-complicada proporciona inúmeros benefícios para a saúde da mulher. Eles podem promover:

• Melhora na resistência e flexibilidade muscular;
  • Menos riscos de lesões;
  • Menos complicações na gestação ou relativas ao peso do feto ao nascer.

Consequentemente, a mulher passa a suportar melhor o aumento de peso e atenua as alterações posturais decorrentes desse período.

A atividade física aeróbia auxilia de forma significativa no controle do peso e na manutenção do condicionamento, além de reduzir os riscos de diabetes gestacional, condição que afeta 5% das gestantes. A ativação dos grandes grupos musculares propicia uma melhor utilização da glicose e aumenta simultaneamente a sensibilidade à insulina.

Os estudos também mostram que a manutenção da prática regular de exercícios físicos ou esporte apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da mulher durante e depois da gravidez. Além disso, existem dados que sugerem que a prática de atividades físicas durante a gravidez exerce proteção contra a depressão puerperal.

Há riscos para o feto?

A prática de exercícios pode acarretar riscos potenciais para o feto em situações em que a intensidade do exercício seja muito alta. Isso pode gerar estresse fetal, restrição de crescimento intra-uterino e prematuridade.

Durante o período de amamentação, desde que a ingesta calórica e hídrica da mãe se mantenha normal, os exercícios leves a moderados não afetam a quantidade ou a composição do leite, e por isso não exercem qualquer impacto sobre o crescimento do lactente.

Contra-indicações de exercícios durante a gravidez

O exercício regular é contra-indicado para mulheres com as seguintes complicações:

Contra-indicações absolutas

• Doença miocárdica descompensada
  • Insuficiência cardíaca congestiva
  • Tromboflebite
  • Embolia pulmonar recente
  • Doença infecciosa aguda
  • Risco de parto prematuro
  • Sangramento uterino
  • Isoimunização grave
  • Doença hipertensiva descompensada
  • Suspeita de estresse fetal
  • Paciente sem acompanhamento pré-natal

Contra-indicações relativas

• Hipertensão essencial
  • Anemia
  • Doenças tireoidianas
  • Diabetes mellitus descompensado
  • Obesidade mórbida
  • Histórico de sedentarismo extremo

Prescrição dos exercícios

Todas as mulheres que não apresentam contra-indicações devem ser incentivadas a realizar atividades aeróbicas, de resistência muscular e alongamento. As mulheres devem escolher atividades que apresentam pouco risco de perda de equilíbrio e de traumas. O trauma direto ao feto é raro, mas é prudente evitar esportes de contato ou com alto risco de colisão.

Deve-se tomar o cuidado de não se exercitar vigorosamente em climas muito quentes e de prover a hidratação adequada, de modo a não prejudicar a termorregulação da mãe.

Com base em pesquisas na área de exercício e gravidez, o Sports Medicine Australia elaborou as seguintes recomendações:

• Grávidas já ativas, manter os exercícios aeróbicos em intensidade moderada durante a gravidez;
  • Evitar treinos em frequência cardíaca acima de 140 bpm;
  • Exercitar-se três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos;
  • Para atletas, é possível exercitar-se em intensidade mais alta com segurança;
  • Os exercícios resistidos também devem ser moderados;
  • Evitar as contrações isométricas máximas;
  • Evitar exercícios na posição supina;
  • Evitar exercícios em ambientes quentes e piscinas muito aquecidas;
  • Desde que se consuma uma quantidade adequada de calorias, exercício e amamentação são compatíveis;
  • Interromper imediatamente a prática esportiva se surgirem sintomas como dor abdominal, cólicas, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, palpitações e distúrbios visuais;
  • Não existe nenhum tipo específico de exercício que deva ser recomendado durante a gravidez;
  • A grávida que já se exercita deve manter a prática da mesma atividade física que executava antes da gravidez, desde que os cuidados acima sejam respeitados.
0 respostas